Próximo Assunto - Energia Elétrica

Ciclones Tropicais - Furacões

Wikipédia - Furacão Catarina 2004
Dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais podem ganhar vários outros nomes, tais como: furacãotufãotempestade tropicaltempestade ciclônicadepressão tropical ou simplesmente ciclone.

Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais.

Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões trópicas, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando ar úmido sobe e o vapor de água associado se condensa. Os ciclones tropicais são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenômenos ciclônicos, como os ciclones extratropicais, as tempestades de vento européias e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de 'núcleo morno'.
Estes ciclones são chamados de 'tropicais' porque se formam quase que exclusivamente em regiões trópicas e também por se originarem de massas de ar tropicais marítimas. Estes sistemas são chamados de 'ciclones' devido a sua natureza ciclônica.
No hemisfério norte, os ciclones tropicais giram em sentido anti-horário e no hemisfério sul giram em sentido horário.
Os ciclones tropicais formam-se sobre grandes massas de água morna e perdem sua intensidade assim que se movem sobre terra. Esta é a razão porque regiões costeiras são geralmente as áreas mais afetadas pela passagem de um ciclone tropical; regiões afastadas da costa são geralmente poupadas dos ventos mais fortes. Entretanto, as chuvas torrenciais podem causar enchentes severas e as marés ciclônicas podem causar inundações costeiras extensivas, podendo chegar a mais de 40Km da costa.
Wikipédia - Estrutura de um Ciclone Tropical
Muitos ciclones tropicais formam-se quando as condições atmosféricas em torno de uma perturbação fraca na atmosfera são favoráveis. Outros se formam quando outros tipos de ciclones adquirem características tropicais. Estes sistemas tropicais movem-se por meio de correntes de ar na troposfera. Quando as condições atmosféricas continuam favoráveis, o ciclone tropical se intensifica e geralmente se forma no seu núcleo um olho. Por outro lado, quando as condições atmosféricas tornam-se desfavoráveis ou o sistema atinge a costa, o sistema começa a se enfraquecer e posteriormente se dissipa.(Wikipédia).

Tamanho
ROCITipo
Menos do que 2 graus de latitudeMuito pequeno/anão
2 a 3 graus de latitudePequeno
3 a 6 graus de latitudeMédio/normal
6 a 8 graus de latitudeGrande
Mais de 8 graus de latitudeMuito grande
Uma medida de tamanho de um ciclone tropical é determinada pela medição da distância de seu centro de circulação até a sua isóbara mais externa, também conhecida como seu "ROCI".
Se a medida do raio for menos do que dois graus de latitude (222 km), então o ciclone é 'muito pequeno' ou 'anão'. Se a medida do raio for entre 2 a 3 graus (222 a 333 km), então o ciclone é considerado 'pequeno'. Se a medida do raio for entre 3 a 6 graus (333 a 666 km), então o ciclone será considerado um ciclone de 'tamanho normal'. Ciclones tropicais são considerados 'grandes' quando seu raio fica entre 6 a 8 graus (666 km a 888 km). Ciclones tropicais são considerados ‘muito grandes’ quando o seu raio ultrapassa 8 graus (mais de 888 km).

Períodos


Mapa Mundial dos Caminhos dos Ciclones Tropicais 1985-2005

Mundialmente, a atividade de ciclones tropicais atinge o seu pico no final do verão, quando a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura da superfície do mar é a maior. No entanto, cada bacia em particular tem seus próprios padrões sazonais. Numa escala mundial, Maio é o mês menos ativo enquanto Setembro é o mês mais ativo.
No Oceano Atlântico norte, uma temporada de furacões distinta ocorre entre 1° de junho a 30 de novembro, sendo que o pico de atividade ocorre no final de Agosto e por todo o mês de Setembro.
O pico estatístico de uma temporada de furacões no atlântico ocorre em 10 de setembro. O Oceano Pacífico nordeste possui um período maior de atividade, mas num intervalo de tempo similar ao Atlântico.
No Oceano Pacífico noroeste, ciclones tropicais ocorrem durante todo o ano, com atividade mínima em Fevereiro e Março e com atividade máxima no começo de Setembro. Na bacia do Oceano Índico norte, as tempestades são mais comuns entre Abril e Dezembro, com picos de atividade em Maio e Novembro.
No hemisfério sul, a atividade de ciclones tropicais começa no final de Outubro e termina em Maio. O pico de atividade de ciclones tropicais no hemisfério sul ocorre em meados de Fevereiro e no começo de Março.
Até o próximo post.

I see you later!



O Arco-Íris

Wikimedia
O arco-íris, também conhecido por arco-celeste é um fenômeno óptico e meteorológico em que a luz do sol (espectro) é refratada pelas gotas de água (geralmente da chuva).

Isaac Newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca era composta da luz de todas as cores do arco-íris; com um prisma de vidro, pôde decompor a luz branca no espectro completo de cores e, com outro, pôde recombinar o feixe de luz em luz branca. Ele também demonstrou que a luz vermelha é refratada menos que a azul o que levou a uma completa explicação do efeito óptico do arco-íris.(Wikipedia)

O arco íris é formado de 7 cores ( vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (índigo) e violeta.

Sua posição é sempre na direção oposta do sol com relação ao observador, e o interior é uma imagem aumentada do sol, que aparece ligeiramente menos brilhante que o exterior. O arco é centralizado com a sombra do observador, aparecendo em um ângulo de aproximadamente 40°–42° com a linha entre a cabeça do observador e sua sombra.

Algumas vezes, um segundo arco-íris mais fraco é visto fora do arco-íris principal, ele é devido a uma dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva, e aparece em um ângulo de 50°–53°. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal, com o azul no lado externo e o vermelho no interno.


Produzindo seu próprio arco-íris

Com uma mangueira de água, você é capaz de formar um mini arco-íris, outro efeito semelhante pode ser observado em cachoeiras ou mesmo fontes das praças.

A magia do Arco-Íris


No fim do arco-íris, estariam escondidos diversos tesouros, isto sempre foi fonte de inspiração para crianças do mundo inteiro, e várias civilizações acreditam na prosperidade que o arco-íris traz, afinal ele vem com a chuva.

Ele também tem vários significados: inspira a igualdade, a paz, e etc...

Aproveite e veja mais sobre a inspiração das cores do arco-íris em Bandeira Arco-Íris.

Wikimedia
Sobre o prisma:

Quando falamos de arco-íris, lembramos também do prisma, este simples instrumento, muito usado em aulas práticas nas escolas tem um efeito similar ao das gotículas de água da chuva que formam o arco-íris.

Mas este assunto será tratado em um post separado, de uma forma mais técnica.

Até o próximo post.

I see you later!

Raios

Wikimedia - Ficheiro:Lightnings sequence 2 animation.gif

O que são raios?

Um raio é um fenômeno físico-meteorológico em que para acontecer é preciso que existam cargas opostas entre nuvens ou entre a nuvem e o chão, quando isso acontece, a atração é muito forte, então temos uma enorme descarga elétrica.


Quais os tipos de raios?

Existem 3 tipos de raios:

·          Da nuvem para o solo - existem cargas opostas entre uma nuvem e o chão, mas a energia se desloca em sentido descendente (têm-se o nome de precursor descendente).

·          Do solo para a nuvem - existem cargas opostas entre uma nuvem e o chão, mas e energia se desloca em sentido ascendente (têm-se o nome de precursor ascendente)

·          Entre nuvens ou horizontais – se formam na parte de trás, também levando-se em conta o sentido de deslocamento das massas de ar.


De onde vêm os raios?

Os raios verticais (nuvem-solo e solo-nuvem), ocorrem no momento em que as cargas elétricas atingem energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta.

As nuvens liberam várias descargas menores a partir do ar ionizado, ao ocorrer de um precursor aproximar-se do outro centro de cargas, este induzirá uma formação de um precursor oposto.

Quando o precursor completa o contato entre os centros de cargas, ocorre no sentido inverso ao longo daquele trajeto uma corrente aniônica, ou catiônica, dependendo da carga. É esta segunda descarga que vemos e ouvimos, e que irá contribuir para equilibrar as cargas iônicas da nuvem e do solo.


Qual a diferença entre raio e trovão?

O raio é uma manifestação de plasma, no qual sua condutividade permite o escoamento da eletricidade entre os centros de carga através de um canal de descarga de 2 a 5 cm, capaz de aquecer o ar a uma temperatura de até 30.000 °C

O trovão é uma onda sonora gerada pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera, ele é resultado da rápida expansão do ar em virtude do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa.

O trovão ocorre sempre após o relâmpago, já que a velocidade da luz é bem maior que a do som no ar.


Qual a energia contida em um raio?

Um raio trabalha com uma tensão elétrica da ordem de 15 kV e uma corrente em torno de 10 a 80 kA, mas existem registros em torno de 250 kA.

Uma descarga pode liberar entre 1 a 40 C de carga elétrica e podendo dissipar uma potência elétrica de até 100 MW. 


*kV = kilovolt (potencial elétrico)
*kA = kiloampere (corrente elétrica)
*MW = megawatt (potência; fluxo de energia) 
*C = coulomb (carga elétrica) 




A energia dos raios pode ser armazenada?

Em teoria, sim. Mas em termos práticos, ainda não é possível... (pelo menos em grandes quantidades).


Em 2007, Steve LeRoy, cientista da Universidade de Harvard - EUA, inventou um sistema capaz de captar e armazenar a energia de um raio. seu aparelho conseguiu captar apenas energia suficiente para manter funcionando uma lâmpada de 60 watts durante 20 minutos.


Curiosidades

O Brasil é o país no qual mais se registra o acontecimento de raios em todo o mundo, são 50 milhões de raios e estima-se que o país tem um prejuízo anual de 1bilhão de reais em decorrência disto.

Têm-se uma média de 132 mortes por ano. (em 2008 morreram 236 pessoas).

Teresina-PI é a cidade brasileira que mais recebe descargas elétricas — chegando a ser a terceira cidade do mundo onde mais acontecem este fenômeno.

O ozônio é formado utilizando-se da energia de raios (plasma).

Até o próximo post.

I see you later!

A Física no Cotidiano

Em nosso dia-a-dia, deparamo-nos rotineiramente com fenômenos físicos e químicos.
Microsoft Media Gallery

O que seria classificado como fenômeno físico?

É toda transformação da matéria que ocorre sem a formação de novas substâncias. Exemplos:
O fogo, a fusão do gelo a ebulição da água, entre outros...


O que seria classificado como fenômeno químico?

É a transformação da matéria em que há mudança na composição de uma substância. Exemplos:


A combustão de um elemento qualquer, a descoloração de tecidos por alvejantes, a produção de um simples suco e a nossa digestão, são exemplos clássicos.

Nestas primeiras abordagens trataremos de fazer apenas breves e simples explicações sobre eles, e à medida que o blog for "adiantando" iremos aprofundando mais sobre os temas e tentaremos ser o mais específico possível, porque uma coisa que aprendi, é que cada um tem um ritmo diferente para entender e absorver um determinado assunto. Quando se fala em física, matemática e química então, é um Deus nos acuda!

O blog abordará diversos temas, que serão distribuídos em três conteúdos básicos Matemática, Física e Química.

Em sua primeira etapa, procuraremos explicar os temas de maneira que todos possam entender, e um aluno de ensino fundamental possa usar como fonte de pesquisa para um trabalho escolar e, em uma segunda fase, usaremos uma linguagem mais técnica, mas de maneira compreensível que poderá servir como uma explicação   a um aluno de ensino médio.

Os três fatores que eu considero fundamentais para o bom entendimento são:
  1. Paciência;
  2. Tempo;
  3. Vontade - o principal.
Tudo que se ganha se pode perder, mas o saber não é dado nem vendido, é adquirido, isto ninguém tirará de você, a cultura de observar, questionar e perguntar deve ser difundida.

Está na cabeça dos jovens a chance para um futuro melhor.

Um dia as pessoas certas passarão por estas páginas e o pouco que absorverem delas usarão para ensinar o próximo...

Até o próximo post.

I see you later!

Marcadores