Próximo Assunto - Energia Elétrica

Raios

Wikimedia - Ficheiro:Lightnings sequence 2 animation.gif

O que são raios?

Um raio é um fenômeno físico-meteorológico em que para acontecer é preciso que existam cargas opostas entre nuvens ou entre a nuvem e o chão, quando isso acontece, a atração é muito forte, então temos uma enorme descarga elétrica.


Quais os tipos de raios?

Existem 3 tipos de raios:

·          Da nuvem para o solo - existem cargas opostas entre uma nuvem e o chão, mas a energia se desloca em sentido descendente (têm-se o nome de precursor descendente).

·          Do solo para a nuvem - existem cargas opostas entre uma nuvem e o chão, mas e energia se desloca em sentido ascendente (têm-se o nome de precursor ascendente)

·          Entre nuvens ou horizontais – se formam na parte de trás, também levando-se em conta o sentido de deslocamento das massas de ar.


De onde vêm os raios?

Os raios verticais (nuvem-solo e solo-nuvem), ocorrem no momento em que as cargas elétricas atingem energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta.

As nuvens liberam várias descargas menores a partir do ar ionizado, ao ocorrer de um precursor aproximar-se do outro centro de cargas, este induzirá uma formação de um precursor oposto.

Quando o precursor completa o contato entre os centros de cargas, ocorre no sentido inverso ao longo daquele trajeto uma corrente aniônica, ou catiônica, dependendo da carga. É esta segunda descarga que vemos e ouvimos, e que irá contribuir para equilibrar as cargas iônicas da nuvem e do solo.


Qual a diferença entre raio e trovão?

O raio é uma manifestação de plasma, no qual sua condutividade permite o escoamento da eletricidade entre os centros de carga através de um canal de descarga de 2 a 5 cm, capaz de aquecer o ar a uma temperatura de até 30.000 °C

O trovão é uma onda sonora gerada pelo movimento das cargas elétricas na atmosfera, ele é resultado da rápida expansão do ar em virtude do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa.

O trovão ocorre sempre após o relâmpago, já que a velocidade da luz é bem maior que a do som no ar.


Qual a energia contida em um raio?

Um raio trabalha com uma tensão elétrica da ordem de 15 kV e uma corrente em torno de 10 a 80 kA, mas existem registros em torno de 250 kA.

Uma descarga pode liberar entre 1 a 40 C de carga elétrica e podendo dissipar uma potência elétrica de até 100 MW. 


*kV = kilovolt (potencial elétrico)
*kA = kiloampere (corrente elétrica)
*MW = megawatt (potência; fluxo de energia) 
*C = coulomb (carga elétrica) 




A energia dos raios pode ser armazenada?

Em teoria, sim. Mas em termos práticos, ainda não é possível... (pelo menos em grandes quantidades).


Em 2007, Steve LeRoy, cientista da Universidade de Harvard - EUA, inventou um sistema capaz de captar e armazenar a energia de um raio. seu aparelho conseguiu captar apenas energia suficiente para manter funcionando uma lâmpada de 60 watts durante 20 minutos.


Curiosidades

O Brasil é o país no qual mais se registra o acontecimento de raios em todo o mundo, são 50 milhões de raios e estima-se que o país tem um prejuízo anual de 1bilhão de reais em decorrência disto.

Têm-se uma média de 132 mortes por ano. (em 2008 morreram 236 pessoas).

Teresina-PI é a cidade brasileira que mais recebe descargas elétricas — chegando a ser a terceira cidade do mundo onde mais acontecem este fenômeno.

O ozônio é formado utilizando-se da energia de raios (plasma).

Até o próximo post.

I see you later!

Um comentário:

  1. cara, isso é demais! posta mais coisas sobre esse assunto, me interessei!

    ResponderExcluir

Marcadores